8 de dezembro de 2011

11

Organizar um Atelier de Patchwork ou costura




Design Básico para um Atelier de Patchwork
Definição de Seu Espaço:
Como na compra de uma casa, a localização é a coisa mais importante a ser definida na construção ou montagem de seu atelier particular.

Esconder seu atelier em um canto distante em sua casa, no porão ou na garagem significa que o patchwork não tem grande prioridade na sua vida. Instalar o atelier em um canto de uma sala multiuso também não mostra ser a escolha mais adequada. Considere suas necessidades e agenda diárias em primeiro lugar.

Luz natural é uma das mais importantes considerações a fazer quando selecionar o local que atenderá suas necessidades. Pintores, escultores e outros artistas tendem a escolher seus estúdios com muitas janelas que lhes dê uma ampla luminosidade externa. Você deve, entretanto, usar todo o espectro da luz artificial em seu estúdio se você não dispuser de luz natural.

A metragem quadrada do local também é importante ser considerada. Um atelier de patch apertado e abarrotado de coisas tornará a produção de peças grandes bastante difícil.

Considerando suas necessidades:

A localização ideal de seu espaço deve ser determinada pelo quanto você deseja que o patch faça parte de sua vida no dia-a-dia. Parte desta escolha é baseada na sua necessidade e disponibilidade de tempo. Se você tem crianças pequenas provavelmente gostaria de ter seu espaço na sala de estar ou onde seus filhos brincam. Se já estiverem crescidos você pode querer ter um espaço mais reservado. Se você cozinha e cuida de sua casa sozinha, um lugarzinho perto da área de serviço ou cozinha pode ser mais apropriado.

Considerando sua personalidade:

O seu espaço deve ter, naturalmente, a sua cara. Você prefere estar sempre em ação, participando de todos os acontecimentos ou prefere trabalhar sozinha e em silêncio ? Algumas pessoas ligam a TV ou o rádio logo que entram em casa e algumas fogem de todo o contato externo quando estão em casa, para repor suas energias. De qualquer forma você deve entender sua personalidade antes de decidir pelo local ideal para o seu cantinho de patch.

O triângulo de trabalho:

O triângulo de trabalho é um conceito que vem sendo usado com sucesso já há muitos anos. A sua premissa básica é que se você está trabalhando na cozinha, você se move mais frequentemente entre três pontos de trabalho: fogão, pia e geladeira. Uma organização lógica destes três pontos melhora sua eficiência enquanto você prepara suas refeições.

A maioria dos livros sugere que o triângulo de trabalho seja o menor possível, para encurtar a distância de seu deslocamento entre os pontos. Mas existem limites de quão pequeno este espaço deve ser. Você precisa de algumas superfícies livres para a preparação de seu alimento.

No patchwork você basicamente trabalha na máquina de costura, na mesa de corte e na mesa de passar a ferro. Estas três estações de trabalho constituem o triângulo de trabalho do quilt. Considere cuidadosamente onde hoje você está executando estas tarefas, separadamente. Elas estão próximas umas das outras de forma a facilitar sua atividade ?

Algumas quiltadeiras infelizmente não têm espaços dedicados ao patch. Se esse for o seu caso, você precisa ter uma estação portátil de patch, de forma que você possa montá-la temporariamente e desmontá-la sempre que necessário. O princípio da montagem de seu espaço é arranjar o triângulo temporariamente, como se fosse em um espaço permanente.


Equipamentos e ferramentas:

Além de melhorar sua eficiência diminuindo seu deslocamento entre os pontos de trabalho através da implementação do triângulo de trabalho, outra maneira de facilitar seu trabalho é guardar e organizar seus aviamentos e ferramentas de patch em caixas transparentes ou cestas abertas. Gastar energia e tempo procurando por algum item cada vez que você estiver fazendo algum trabalho irá rapidamente reduzir sua eficiência, além de deixá-la aborrecida, o que destrói o que você ganhou adotando o triângulo de trabalho. No projeto de uma cozinha você dispõe os utensílios de cozinhar, potes e panelas próximos ao fogão; a esponja e o sabão próximos a pia e os potes para guardar sobras perto da geladeira – pelo menos este é o arranjo mais lógico, se você tiver espaço. Quanto mais próximo do local onde é utilizado o utensílio estiver disposto, melhor. Aqui segue uma sugestão de kit que você deveria ter em seu atelier ou cantinho de patch, conforme o triângulo de trabalho:
  • Na máquina de costura mantenha todas as linhas, acessórios da máquina de costura, alfinetes e agulhas e tesouras bem próximos. Se a sua mesa de costura não tiver lugares definidos para estes itens, um simples carrinho ou mochinho auxiliar deve ser suficiente. Se a mesa de costura estiver próxima a uma parede, considere um painel aramado ou canaletado onde as ferramentas possam ser penduradas, como em um organizador de parede. Se você precisa algo com maior mobilidade tente uma caixa de ferramentas ou um organizador de escritório.
  • Na mesa de corte réguas, estiletes e tesouras devem ser facilmente acessíveis. Procure por cestas ou racks para réguas em lojas especializadas em patchwork. Outra opção é pendurar as réguas na parede, caso sua estação de trabalho fique perto de uma. Minha sugestão é sempre ter mesas com gavetas ou um gaveteiro bem próximo ao seu ponto de trabalho, onde você possa organizar todas as coisas que normalmente precisa quando está na atividade em questão. Se a sua mesa não possuir gavetas, improvise algumas como empilhando algumas caixas com aberturas frontais. A sua criatividade lhe ajudará a construir algo bem interessante.
  • Na mesa de passar localize seu spray fixador, seu spray d’água e folhas de passar onde você possa facilmente alcançá-los. Alguns catálogos de compras de itens especializados em organização oferecem racks para parede, prateleiras e protetores para mesas de passar com bolsões. Todas boas soluções dependendo de sua disponibilidade de espaço.

Amiga, esta Dica e Curiosidades que publicamos para você está dividida em três partes: Definição de seu Espaço, Controle Visual e Iluminação e Ergonomia. Acompanhe nos próximos meses as demais Dicas e Curiosidades e você terá um guia prático e rápido para montar, reformar ou decorar seu próprio atelier. E lembre-se que, para ter seu cantinho, basta um pequeno espaço e muita criatividade, o que nós todas amantes dos trabalhos manuais adoramos desenvolver.

Aproveite!!! 



ps: infelizmente tinha esse artigo no meu notebook, mas nao coloquei a fonte.
Por favor, me perdoe quem escreveu por nao colocar os créditos e quem souber a fonte, por favor, deixe um  comentário e colocarei os devidos créditos, ok?

11 comentários:

  1. adorei o post!
    Eu tenho meu canto de costura na garagem, e é um espaço super bom, pois é bem grande e possui duas janelas.
    Gostaria que ele fosse um pouco diferente, mas com o tempo eu vou arrumando ele. Mas sabe como é, a gente vive mudando de ideia...

    ResponderExcluir
  2. Oi Frozinha!!

    Estava passeando pela net e vi seu bloguinho, gostei do seu cantinho viu!!

    Aproveito e te convido para participar dos SORTEIOS que tem no blog, são 4 SORTEIOS, se jogue na sorte amada!!!

    Beijinhos e fique com Deus

    www.ohlouka.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esplanação deixa bem claro nossas necessidades, mesmo que sejamos leigos, agora já temos uma noção, é sem dúvida o ponto de partida!
    Obrigada
    Bjs
    Nely

    ResponderExcluir
  4. Amei a matéria, foi muito útil, era o que eu estava precisando saber. Parabéns pelo blog.
    Gilsene

    ResponderExcluir
  5. Amei a organização!!!
    Tenho que arrumar um cantinho definitivo pra mim e organizar com essas idéias maravilhosas!!!
    Obrigada pelas dicas!!!
    Bjs ♥
    Regi
    http://regiarts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi minha linda, como é gostoso encontrar dicas com tanto carinho, sempre precisamos de ajuda para organizar nosso cantinho, e tudo vale, nos inspira e anima, beijos, obrigado. Lêda.

    ResponderExcluir
  7. oi , passando pra conhecer seu blog e dizer q achei tudo lindo e ja estou seguindo .To montando meu cantinho tb posto cada avanço no meu blog.Venho te
    convidar a conhecer o meu tb ,onde posto meus bordados e gráficos de
    ponto cruz q eu mesma faço ,espero sua visita e se gostar espero q me
    siga tb ,bjus Lucélia Silva
    http://lusilvaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, eu tava procurando aqui na net dicas assim super valiosas pra montar meu cantinho pra Pacth work.Obrigada por compartilhar. Bjus.

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas, eu tava procurando aqui na net dicas assim super valiosas pra montar meu cantinho pra Pacth work.Obrigada por compartilhar. Bjus.

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem? Encontrei seu blog no google e achei super legal. Amei esse artigo sobre organização de ateliê, pois estou querendo montar o meu. Estou te seguindo também.
    Tenho um blog também e ficarei feliz se for me visitar.
    http://encantonocanto.blogspot.com
    Tenho um link para o face láno blog, fique a vontade se quiser curtir.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir

Blog de manualidades y artesanias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...