Recebo sempre muitas perguntas sobre que preço colocar nas peças produzidas. As dúvidas são muitas, e, principalmente para quem está começando, essa é uma tarefa difícil.
Para facilitar a vida de outras pessoas, que, como eu, já quebraram a cabeça com essas continhas, resolvi fazer um post sobre o assunto.Vamos simplificar:
Uma vez escolhido o projeto, é preciso comprar e utilizar os insumos da forma mais eficaz possível: pesquisar, ficar de olho nas promoções, comprar em atacado quando possível e (ai!) resistir à tentação de comprar materiais desnecessários.
É também igualmente importante evitar o desperdício. Para isso, aconselho a planejar o corte e guardar os retalhinhos. Acredite: você vai usá-los. Aqui no Blog da Chica Bacana tem um exemplo de tutorial de patchwork com aproveitamento de retalhos.
Escolhido o projeto e comprado o material, mãos à obra.
Peça pronta, fofa. E agora, por quanto vai vender?
A primeira coisa a fazer é calcular o quanto você gastou. Para facilitar sua vida, criei uma planilha bem simples de usar que calcula sozinha o custo do material!
Clique aqui para fazer download.
É super simples de usar: preencha as células cinza. Preenchi com um exemplo para facilitar o primeiro uso. Ficou realmente muuuito prática!
Beleza, já calculou o custo dos materiais gastos no seu projeto. Agora ficou mais simples estabelecer o quanto cobrar. Você pode utilizar alguns indicadores que lhe ajudarão a ter um ponto de partida:
- Estabeleça um valor para a sua hora de trabalho. Lembre-se: se você é iniciante e ainda demora muito para fazer as peças, seja coerente e estabeleça um valor de hora mais baixo para não encarecer demais a peça.
- Estabeleça um percentual de lucro que deseja obter com a venda do produto e faça um cálculo simples.
Por exemplo: se deseja obter um lucro de 60%
1. Some o custo dos insumos com o custo das suas horas de trabalho;
2. Some outros custos: embalagem, correios, impostos, etc;
3. Multiplique o valor encontrado por 1,60;
- Pesquise os preços cobrados pelos seus concorrentes, lembrando sempre comparar produtos similares, com materiais iguais ou o mais próximos possível do seu produto. Pesquise tanto na Internet como em Shoppings na sua cidade;
- Compare o preço calculado com os preços dos concorrentes e faça os ajustes para que o seu produto não fique com um preço muito “fora da curva” – a menos que essa seja uma estratégia de diferenciação!
Algumas dicas úteis:
- Esse é um mercado concorrido. É preciso se diferenciar e focar na expectativa de qualidade do seu público alvo;
Não há produto melhor, nem pior: há a expectativa do seu cliente a ser preenchida!
SUCESSO!!!
quando chega a hora de colocar o preço nas peças é sempre um problema. Eu aprendi um cálculo similar na faculdade, e tem me ajudado bastante.
ResponderExcluirAntigamente a mania era de colocar 3 vezes o valor gasto, mas com tanta concorrência é preciso pensar muito bem, para não ser um abuso pro consumidor e nem pouco para quem produz.
beijos!
Olá amiga blogueira!
ResponderExcluirSou Yvelizy Schaeffer do blog LUCENA ARTES
e vim através do Blogueiras Unidas conhecer seu cantinho.
Gostei daqui e já estou te seguindo!
Aguardo sua visita para conhecer
meu cantinho e seguir!
Ótimo semana pra ti !!!!
Blogueiras Unidas - Nº624
http://lucenaartes.blogspot.com
Beijo....
Fui.