7 de novembro de 2011

1

Colocando um ziper. Poniendo bien una cremallera o cierre.


Oi amores...
Tenho pavor de ziper. Nunca coloco bem.
Buscando na net ( amoooooooo) encontrei o PAP do maravilhoso Super Ziper (nome sugestivo para meu medo kkkk) e um video no Youtube.
Está em español mas a menina que explica faz tao perfeito que vc nao vai ter problema em aprender.

Beijos...
Vamos ao problema do ZIPER, CREMALlERA ou CIERRE!!!!!



estojo
Antes mesmo de usar uma máquina de costura eu já achava que colocar um zíper seria algo muito complexo. Mesmo depois de fazer o curso de costura no Senac onde tinha que costurar diversas coisas, evitava costurar uma peça com zíper ! Sempre inventava substitutos para driblá-lo como o velcro, botões, colchetes, tirinhas de tecido, fechos de ímã… Até que um dia resolvi dar um basta e aprender. Descobri que é bastante simples, mas tem seus segredinhos – como em quase tudo no mundo da costura.Então vamos lá, como meu primeiro post aqui no Superziper, nada mais apropriado do que mostrar a vocês como pregá-lo!De quebra a peça com zíper que vou mostrar será aplicado a um estojo/nécessaire. Dá para carregar nossas coisinhas ou até pode virar um ótimo presente pro dia dos namorados, hein!? ;-)
Materiais:
- Um zíper de 18cm (mas pode ser do tamanho que você quiser, tanto faz)- Dois retângulos de tecido, de 22cm X 10cm (para fazer do seu tamanho, o lado maior medirá o mesmo tamanho do zíper + 4cm. O lado menor do retângulo será a altura da sua bolsinha + 2cm)- Mais dois retângulos do tamanho dos primeiros, para o forro- Linha, tesoura, alfinetes, agulha de tricô ou objeto pontiagudo não-cortante- Um lápis sem estar apontado ou com ponta de borracha- Pé de zíper (facilmente encontrado em armarinhos a preços módicos)
DICA: Para ter um estojo mais estruturado, coloque entretela termocolante no tecido !
Tutoarial : ziper 1
1) Passe o zíper. Coloque um dos retângulos do forro com o direito para cima.2) Posicione o zíper em uma das extremidades maiores.
Tutorial: Ziper 2

3) Monte um sanduíche com o forro, zíper e por cima o tecido com o direito para baixo, como na primeira foto. Alfinete. Se não for muito experiente com a máquina, alinhave.
4) Para facilitar a costura, com a unha afiada ou com a ponta do lápis (sem ponta, rsrs), marque bem a linha dos dentes do zíper, por cima do tecido.

ziper3
5) Abra o zíper. Posicione o pé de zíper bem rente a esta linha e costure com calma, até a metade.
6) Deixe a agulha dentro do tecido e levante o pé calcador até o máximo que sua máquina permitir. Segure o direito do tecido para cima para facilitar a ação. Com o lápis, empurre o cursor (“cabeça”) do zíper para o outro lado e continue a costura até o final.

ziper4
7) Passe o tecido e o forro, para que as partes inferiores coincidam.
8) Faça o mesmo com o outro lado do zíper, com os retângulos que sobraram. Passe pressionando bem, para assentar a costura. Só tome cuidado com a temperatura do ferro, para não queimar! Pesponte com a mesma “técnica” do lápis sem ponta.

ziper5
9) Abra o zíper. Pelo-amor-de-deus não se esqueça deste passo, depois você verá o porque! Junte: forro + forro e tecido + tecido.
10) Alfinete e passe uma costura por toda a volta, deixando uma abertura no forro (na foto, é a região entre as setas). Lembre-se que a margem de costura é 1cm! E não costure por cima das peças de metal!

ziper6
11) Corte o excesso de tecido das extremidades, sem cortar a linha!
12) Revire todo o estojinho para fora, pela abertura que deixamos (agora viu o que aconteceria se você deixasse o zíper fechado?). Para ficar bonito, com a ajuda de uma agulha de tricô, pressione bem as extremidades para desamassar as pontas. Passe. Feche a abertura com pontos invisíveis à mão ou com a máquina mesmo, bem rentes. Pronto o super zíper está pregado!
Só quero lembrar que existem VÁRIAS formas de se aplicar um zíper, num primeiro momento achei mais legal mostrar a mais simples – e fácil de adaptar para outras peças. Muito obrigada meninas, por me convidarem a divulgar um pouquinho do que sei sobre costura e ajudar o pessoal que lê o Superziper neste mundo maravilhoso das linhas e tecidos. Vamos perder o medo, meninas(os)! Costurar é muito fácil, só é preciso ter perserverança e prestar atenção aos pequenos detalhes de cada técnica. Foi muito divertido escrever este passo-a-passo. Vem mais por aí, continuem ligadas :)
*************************
Dica da Elisa: Pela net existem vários tutoriais com bolsinhas variadas aplicando esta mesma técnica de zíper, principalmente em fóruns de artesanato como o Craftster e em blogs sobre costura, como o Uhandbag.
Coloque botões, borde, desenhe ou faça apliques de feltro, para deixár a necessaire com a sua cara (ou com a da sua cara-metade!).


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@



Ainda vou comprar uma tesoura zig-zag para costura.
Ela faz o acabamento em Zig-zag evitando que o tecido desfie.
Muito bom para quem está costurando tafetá, seda, ...

Pesquisando pelos sites do Brasil vi que o preço fica entre R$42,00 e R$ 47,00.

Eu ainda vou ter uma... hehehe
beijos.


Lembrem-se:
Sigam fazendo arte, 
Costurem muito.


Nos vemos em breve!!!

Um comentário:

  1. Amei o pap vou tentar fazer.
    Tbm Sou do blogueiras unidas e estou lhe fazendo uma visitinha e lhe seguindo.Espero vê-la tbm no meu cantinho http://fatimartes.blogspot.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Blog de manualidades y artesanias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...